Quando a pandemia se propagou, não teve jeito: o Brasil, a exemplo do mundo todo, recolheu-se. O setor de eventos presenciais, responsável por mais de 4% do PIB brasileiro, foi uma das áreas mais impactadas pela Covid-19.
De acordo com a Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape), as medidas restritivas afetaram 97% das empresas do segmento, que deixaram de faturar ao menos R$ 230 bilhões em 2020 e 2021, afetando mais de seis milhões de pessoas que dependiam de festas, ações corporativas, casamentos e shows para sobreviver.
Tenho plena convicção em dizer que a nossa área é como uma máquina que atinge diversas engrenagens da economia. O segmento foi um dos mercados mais afetados e teve que se reinventar para acompanhar as rápidas transformações dessa crise. Foi preciso inserir “óleo em seus mecanismos” para iniciar a partida para uma retomada.
Nos últimos anos, nos acostumamos a participar de eventos por meio de uma tela. As empresas tiveram que se adaptar para manter o mínimo de suas operações. No entanto, a necessidade e demanda de networking presencial permaneceu. Muitos de nós não abrem mão da importância de estar frente a frente.
Um exemplo desse cenário foi o Villa Blue Tree, espaço com uma área de 6 mil m², que, no ano passado, foi muito procurado para eventos presenciais por conta da sua grande estrutura ambientalizada ao ar livre e com decorações rústicas e requintadas. O espaço também entrou no mercado dos estúdios profissionais para web streaming (transmissões on-line), lives para redes sociais, webinar e webcast. Com isso, proporcionou novas opções de serviços para atender da melhor maneira as demandas do consumidor.
Mas, como nada é tão simples, ao iniciar essa tão desejada retomada, encontramos mais um degrau de dificuldade. Segundo a Abrape, neste ano a ideia era de um retorno 100% da programação de eventos presenciais no país. Porém, a nova variante Ômicron está fazendo com que as pessoas reagendem ou cancelem seus eventos. Agora, novamente, vamos ter que lidar com mais esse obstáculo. Para a roda continuar girando no nosso setor, acredito que os encontros devem ser mantidos de maneira segura e consciente.
A vacinação dos brasileiros contra o coronavírus é alentadora. Até agora, o Brasil já tem 79,63% da população com a primeira dose da vacina. Considerando a população vacinável, ou seja, quem tem 5 anos ou mais, são 85,47%; 71,63% das pessoas foram vacinadas com as duas doses ou a dose única. Dos que têm 5 anos ou mais, são 76,89%. E a dose de reforço já foi aplicada em 27,81% da população. Levando em conta quem a partir de 18 anos, são 36,93%.
Estamos pensando no bem-estar de todos os envolvidos, e sabemos que somos capazes de mobilizar os encontros. Faz dois anos que a humanidade (Brasil incluso) se dedica a criar protocolos e segui-los à risca. Essas ações estão mais que comprovadas com os eventos-teste realizados ao longo dos últimos meses.
O Governo de São Paulo já reforçou que eventos em geral devem disponibilizar álcool e exigir o uso de máscaras dos participantes. A recomendação ainda prevê que os organizadores requeiram do público a apresentação de comprovante de esquema vacinal completo (com as duas doses da vacina ou uma do imunizante de dose única).
O medo do desconhecido nunca se fez tão presente nesse período de pandemia. Mas já navegamos por esses mares e sabemos como lidar e agir com segurança a favor da manutenção da realização de eventos presenciais. Nesse contexto, é fundamental que haja uma união efetiva entre iniciativa privada e poder público para garantir que o setor continue fluindo com dedicação, estratégia e transparência.
Artigo de Cristina Ocdy, diretora de operações e vendas do Noah Gastronomia e Villa Blue Tree, publicado na Revista Marco Zero
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |